Filmes Jurídicos
Entre “O Coringa” e “O Irlandês” – Ou “Recordações da adolescência” – (13/01/2020)
O CINEMA JAPONÊS E O JÚRI (02/04/2019)
Há tanto tempo que te amo (Il y a longtemps que je t’aime – 2008)
Sentença de um assassino (Jump – 2007)
Assassinato em primeiro grau (Murder in the first – 1995)
Cabo do Medo (Cape Fear – 1991)
A vida de David Gale (The life of David Gale – 2003)
O homem que fazia chover (The rainmaker – 1997)
Ilha do Medo (Shutter Island).
O Segredo dos seus olhos (El Secreto de sus Ojos – Argentina / 2009)
Justiça Vermelha (Red Corner).
Em nome do pai (In the name of the father).
O Processo (The Trial – Le Procès).
Anatomia de um Crime (Anatomy of a murder).
Caro amigo,
acrescentaria em sua lista, po hora, [ulgamento em Nuremberg /1961, testemunha de acusação/1957, Justiça para todos e Anatomia de um crime. Aquele arbaço, JQJr.
Aproveitaremos. faça a crítica a um deles. PUBLICAREMOS. ABRS.PSLF
Indico um filme bastante intrigante: “Laranja Mecânica” (Clockwork Orange), do cinesta americano Stanley Kubrick, a ser objeto de análise sócio-jurídica, além do trato político dispensado no filme.
Alguns pontos: Violência injustificada e injustificável ou a ultraviolência.Metodologias extremas de controle de grupos desviantes.
Att.
Indico “Assassinato em Primeiro Grau”, com Kevin Bacon. Baseado em fatos reais, trata de desdobramentos criminais decorrentes de um simples furto famélico. E xcelente.
Amigos
Tenho certeza que já assistiram ao filme ” O Resgate do Soldado Ryan.
No final do filme o Soldado Ryan, pronuncia uma pergunta que deveremos sempre nos fazer para vivermos o melhor de nossas vidas em prol do nosso semelhante. Vale a pena refletir.
Abraços.
Alberto
Amigos:
Já que tiveram a gentileza e a deferência em me aceitar neste site, indico o filme: “O Vento será a tua herança”.
É o retrato de uma realidade do que ocorre no Júri.
Abraços.
Alberto.
Caro colega, excelente site, saiba que vez por outra estarei buscando informações nesta fonte.
Sou advogado e professor de Direito, muito boa sua lista de filmes, e sugiro ainda o filme “A qualquer preço” – A Civil Action”, excelente filme de tribunal com Jonh Travolta. Grande abraço doutor Paulo Sérgio.
Faltou também Código de Conduta (Law Abiding Citizen, EUA, 2009)
SINOPSE: Clyde Shelton (Gerard Butler) é um correto homem de família cuja esposa e filha são brutalmente assassinadas quando bandidos invadem sua casa. Um dos suspeitos logo é preso, e Nick Rice (Jamie Foxx), um importante promotor público da Filadélfia, é destacado para o caso. Ainda que contra a sua vontade, o promotor é obrigado pelos seus superiores a oferecer ao criminoso uma sentença branda em troca de informações que levem ao seu cúmplice. Dez anos depois, o criminoso é solto mas aparece assassinado. E o próprio Clyde Shelton, decidido a fazer justiça pelas próprias mãos, admite sua culpa. Condenado à prisão, ele ameaça o promotor Nick: ou corrige seu erro do passado, ou todos aqueles envolvidos no assassinato de sua família irão morrer. Shelton, ainda que atrás das grades, passa a orquestrar uma série de assassinatos brilhantes e diabolicamente espetaculares. Nick precisa desesperadamente fazer alguma coisa. Mas o que se vê, então, é uma corrida contra o tempo na qual Clyde Shelton sempre está um passo a frente.
Prezado,
“Tempo de Matar”, com Samuel L. Jackson, é um filme que não poderia, a meu ver, faltar nesta lista. Outros são “Sob suspeita”, com Cher e Liam Neeson, Juramento ao Silêncio, com Peter Coyote, e “A Firma”, com Tom Cruize. Abs.
Álvaro
Escolha um deles e faça crítica sintética. Publicaremos. Abs. PSLF
Grato pelas informações e ferramentas para o estudo do direito, contribuo com mais um filme ” O vizinho ” com Samuel L. Jackson
Parabéns pela ideia de formar uma lista de filmes jurídica
As suas críticas são ótimas. Muito obrigada por compartilha-las!!