Home » Filmes Jurídicos » O Segredo dos seus olhos (El Secreto de sus Ojos – Argentina / 2009)

O Segredo dos seus olhos (El Secreto de sus Ojos – Argentina / 2009)

O Segredo dos seus olhos
(El Secreto de sus Ojos – Argentina / 2009)

 

            Benjamín Espósito é atormentado por um caso que lhe caiu nas mãos quando era oficial de justiça em Buenos Aires: o crime – estupro e assassinato – nunca tivera uma conclusão satisfatória. 25 anos após o incidente, já aposentado, Espósito busca repassar os fatos ao escrever um romance. Junto de lembranças da investigação, lhe vêm à memória oportunidades perdidas em sua vida pessoal, os laços com seu melhor amigo – Sandoval – e a paixão por Irene, sua chefe na época do ocorrido. 

            Embora os flashbacks transportem o espectador ao período da ditadura militar argentina – o tempo pretérito no filme é o ano de 1974 –, esse assunto é abordado superficialmente. A justiça corrupta e o labirinto que ela forma para que se chegue à resolução do caso são angustiantes – tanto para os personagens quanto para os espectadores – e remetem aos abusos cometidos pelas autoridades nesse capítulo nebuloso da história argentina.

            O longa mistura diversos gêneros cinematográficos, indo da comédia ao suspense e terminando com um final surpreendente. Vale a pena assistir.

Um Comentário sobre “O Segredo dos seus olhos (El Secreto de sus Ojos – Argentina / 2009)”

  1. Excelente a lista de filmes jurídicos!

    Senti falta, no entanto, dos seguintes títulos, que também classificaria como filmes jurídicos: 1. O homem que fazia chover – “The rainmaker”; 2. Erin Brockovich; e 3. O leitor.

    Parabéns pelo site.

    Sérgio Teixeira de Andrade Filho

Deixe um comentário, se quiser.

E