Home » Ponto Final » Resgate de mineiros no Chile

Resgate de mineiros no Chile

* Paulo Sérgio Leite Fernandes
Resgate de mineiros no Chile

___________________________________________________________________________________

Luiz Zanin Oricchio, cujos predicados incluem a função de crítico de cinema e jornalista, além de psicólogo, refere o drama dos mineiros chilenos que há dezenove dias estão soterrados a 700 metros de profundidade na mina de San José, no Atacama. Segundo consta, aqueles trabalhadores têm espaço para movimentação e começam a receber alimentos por meio de uma sonda que os alcança por orifício de 15 centímetros de diâmetro. Os mineiros parecem estar em condições razoáveis. Comunicam-se com a superfície por interfone. Prevê-se salvamento em quatro meses, pelo natal.

A boa notícia é a expectativa de solução do acidente que, se não bem desbastado, prenunciaria tragédia maior. A má notícia é relembrada pelo próprio Luiz Zanin, enquanto encerra crônica pequena posta no “Estadão” de 25 de agosto, à página A14: “Good news is no news”. Evidentemente, a tradução é dispensável, pois qualquer brasileiro, mesmo o malandro do boteco, fala inglês, às vezes com sotaque texano. Apesar disso, a elegância obriga à versão livre: “Boas novidades não são novidades”, ou, melhor dizendo, “notícias boas não são notícias”. Atento ao ditado, o cronista começa a misturar as coisas: o mundo inteiro se volta à salvação dos trinta e poucos mineiros, havendo promessa de interferência da NASA, pois homens enclausurados em pequeno espaço durante tanto tempo reclamam mesmo muito auxílio, inclusive, psicológico. Paralelamente, todos os países devem concentrar esforços para impedir a execução da iraniana posta sob as fauces dos aiatolás. Aliás, não se consegue entender como o ser humano pode, de um lado, preocupar-se em salvar alguns e permitir que um tresloucado país dominado por religiosos obcecados execute mulher, submetendo-a a apedrejamento. É possível, até, que o presidente do Irã mande ao colega do Chile uma oferta de auxílio aos soterrados, ajustando-se à confraria mundial. São as contradições da vida. E “la nave va”.

* Advogado criminalista em São Paulo há cinquenta e um anos

6 Comentários sobre “Resgate de mineiros no Chile”

  1. PSLF disse:

    Comentário para esse vídeo postado no youtube por Kataclismas:

    Qual é a diferença que o sr. ve em alguns adolescentes infratores torturarem outro adolescente, cortar-lhe o rosto com um estilete DIANTE de cameras, autoridades e do povo e os julgamentos de morte do IRÃ/EUA/CHINA ? Suponhamos que esse adolescente (ou mesmo um adulto) tivesse apenas ainda sido acusado de estrupo. (??) . Ambos são “institucionalizados”.

  2. PSLF disse:

    Comentário para esse vídeo postado no youtube por 081084able:

    De coração eu peço a Deus, nosso Querido Pai Celestial, que em Nome do Teu Filho Querido e Amado Jesus Cristo, para que tire todos os 33 mineiros do Chile sãos e salvos. Que, durante o período de resgate, Deus coloque muita paz e alegria em seus corações e que eles reencontrem seus familiares. O meu coração está triste e amargurado por causa desta situação, eu peço a Deus todos os dias para que Ele os liberte e que eles possam voltar a viver aqui conosco commuita alegria. Força e muita fé!

  3. PSLF disse:

    Comentário para esse vídeo postado no youtube por Kataclismas:

    @081084able Faço desta a minha oração também, mesmo embora me corte mais o coração em saber que os familiares deles não estão muito convencidos de que esse tal de deus possa fazer alguma coisa, parece-me que eles acreditam mais em “santos”, futebol, cigarros, mp3, maradona e pelé do que no grande criador de todas as coisas (YAOHU). Oremos sim, basta-se saber se o ser a quem suplicamos responderá, pois parece que as vítimas não o conhecem ou o ignoram.

  4. PSLF disse:

    Comentário para esse vídeo postado no youtube por JimmyMarverick:

    Que Deus ajude esses Mineiros para saírem com vida. Nós brasileiros temos bom coração seja Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho, Baiano, que for! Com certeza deve ter alguns torcedores de Galo, alguns Cruzeirenses ou até Ipatingenses e claro América mineira. Se a resgate demorar 4 meses, eles não terão oportunidade de ver qualquer destes times mineiros sendo campeão Brasileiro, seja Serie A ou Serie B, que pena! O Brasil ama vocês homens e serão salvos!

  5. PSLF disse:

    Comentário para esse vídeo postado no youtube por marcos497:

    No norte da viginia aconteceu algo parecido e a nasa nao ajudou!!
    Abram os olhos!! Eles vao fazer muitos sacrificios humanos para os deuses deles!!

  6. PSLF disse:

    Comentário para esse vídeo postado no youtube por marcos497:

    Amigo!! Isso foi uma armadilha dos macons!!Um ritual oculto para os illuminattes!!

    O presidente do chile eh grao maior da maconaria grau 33!!E as datas foram tiradas da cabala uma ceita !! o dia 13 para cabala eh muito simbolico!!vc acha que a nasa estava la porque??a nasa trabalha para os illuminates!!se vc colocar o penta grama maconico dentro do globo terrestre!!umas das pontas da direita ficara centralizada no HAITI!!LEMBRAS DO Terremoto ne?? e a ponta de baixo da direita vai para o CHILE

Deixe um comentário, se quiser.

E