Home » Ponto Final » Ministério Público omite exibição de escutas telefônicas

Ministério Público omite exibição de escutas telefônicas

* Paulo Sérgio Leite Fernandes
**Gustavo Bayer
Ministério Público omite exibição de escutas telefônicas***

____________________________________________________________________________

Segundo notícias postas no jornal “Folha de São Paulo”, dezenas de interceptações telefônicas feitas pelo Ministério Público do Estado não foram postas nos registros oficiais. Usou-se, para ocultá-las, o recurso de obtenção de informações por denúncias anônimas. Isso consta, inclusive, do noticiário referido.

O Supremo Tribunal Federal, a seu tempo, há de separar tais violações a direitos e garantias ofertados à intimidade de cidadãos. O assunto, agora, vira manchete universal, vendo-se a líder alemã Angela Merkel, enraivecida, a cobrar explicações de Obama por fato assemelhado. O Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, do seu jeito, faz o mesmo que o Ministério Público do Estado de São Paulo: tergiversa. Evidentemente, explicar as coisas para a Chanceler Merkel vai ser bem mais difícil que a enrolação brasileira quanto à aquisição de informações por via extravagante. No fim, aqui, sai em água de batata. Lá, fica complicado, mas é bom lembrar que a Alemanha perdeu a guerra. Pode resmungar mas, no fim das contas, vai engolir. Como nós.

* Advogado criminalista em São Paulo há cinquenta e quatro anos.

** Áudio e vídeo

*** O texto é de única e absoluta responsabilidade do autor Paulo Sérgio Leite Fernandes. O intérprete Gustavo Bayer é apenas o ator.

Deixe um comentário, se quiser.

E