O MAIS POLÍTICO DOS MINEIROS

Roberto Delmanto

O advogado e deputado federal José Maria Alckmin (pronuncia-se Alckmín) foi uma figura lendária da política mineira. No século passado, durante décadas, influenciou sobremaneira os governos estadual e federal.Inteligente, sagaz e hábil estrategista era sempre consultado por seus pares, aos quais apontava soluções brilhantes nunca imaginadas.

Suas convicções democráticas não o impediram de aceitar o cargo de Vice-Presidente da República no primeiro governo militar presidido por Castelo Branco. Mas quando a ditadura, a partir do AI5, tornou-se mais violenta, dela se afastou.Sua imagem política não restou, assim, maculada, sendo até hoje lembradas suas espirituosas “tiradas”…

Em plena campanha encontra o filho de um antigo correligionário e pergunta: “Como está seu pai?” O jovem, surpreso, responde: “Mas, Dr. Alckmin, meu pai morreu há 5 anos.” Ao que Alckmin, de pronto, rebate: “Morreu para você, seu filho ingrato; para mim ele continua vivo!”

Nas vésperas de um pleito outro correligionário se aproxima e pede: “Dr. Alckmin, será que o senhor podia me ajudar? Minha mulher vai dar à luz no mês que vem e eu estou desprevenido.” Ao que Alckmin, que tinha fama de pão-duro, responde: “Se você que sabe há oito meses está desprevenido, imagine eu que estou sabendo agora!”

Como advogado, o bom humor também nunca o abandonava, mesmo nas situações mais embaraçosas.

Certa vez, no inicio da carreira, defendendo no júri um acusado de homicídio, este foi condenado a 8 anos. Inconformado, Alckmin apelou já no dia seguinte. O promotor, no último dia do prazo, igualmente apelou, e o Tribunal de Justiça, julgando as duas apelações, aumentou a pena para 14 anos.

Ao visitar o cliente na cadeia, este reclamou: “Dr. Alckmin, se o senhor não tivesse apelado, o promotor talvez não apelaria. Agora, em vez de 8 anos, eu vou ter que cumprir 14!”

Foi aí que Alckmin, com toda fleugma, falou: “Mas não são 14 anos tudo assim de uma vez, mas um mês, depois outro, depois outro…”

Deixe um comentário, se quiser.

E