Home » Ponto Final » O problema da cracolândia acabou?

O problema da cracolândia acabou?

* Paulo Sérgio Leite Fernandes
**Gustavo Bayer
O problema da cracolândia acabou?***

_________________________________________________________________________________

Há cerca de dois meses mandei um artigo ao jornal “O Estado de São Paulo” examinando a questão correspondente ao tráfico e consumo do crack, na capital, concentrando-se nas proximidades da Praça da República. Veio uma resposta seca: “– o jornal não vai publicar seu artigo”. Achei extravagante porque, anos atrás, aquele matutino me deu quase uma página inteira para algumas considerações doutrinárias sobre processo penal. Dentro do contexto, ou acham que sou malcriado demais, ou escrevi ofendendo algum segmento político ou, finalmente, deixei de valer o que valia antes. Para efeito de constatação, o artigo em questão segue devidamente anexado, podendo ser acessado (clique aqui para ler o artigo).

A imprensa nacional, com relevo para os jornais de São Paulo, deu destaque ao problema, havendo notícia de acusações recíprocas entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Prefeito e até o Governador, sobrando alguma sequela para o Governo Federal. De repente não se fala mais nisso. Analogamente a outros temas impactantes, o assunto saiu de moda. De duas uma: ou a solução foi encontrada ou não se consegue achá-la. Na primeira hipótese, o título da crônica se justifica plenamente. Na segunda, reexamine-se o texto do artigo recusado pelo “Estadão”. No fim das contas, o tempo passa mas a premonição se mantém esperta.

* Advogado criminalista em São Paulo há cinquenta e dois anos.

** Áudio e vídeo

*** O texto é de única e absoluta responsabilidade do autor Paulo Sérgio Leite Fernandes. O intérprete Gustavo Bayer é apenas o ator.

Deixe um comentário, se quiser.

E